terça-feira, 23 de março de 2010

Gente cansada de igreja (Pastoral)

Israel Belo de Azevedo


O que tem apagado o nosso dom, que está precisando ser reaceso? O cansaço da igreja!

Por vezes, na igreja sobram línguas, para criticar destrutivamente, e faltam braços, para fazer. Veja como está você e se aliste no grupo dos que usam seus braços para trabalhar, nunca a língua para destruir.


Por vezes, na igreja sobram dedos, para apontar os erros dos outros, e faltam ombros para sustentar os que querem ficar firmes. Veja como está você e seja um ombro para quem precisa.


Por vezes, na igreja sobram olhos, para ver as brechas, e falta disposição, para tapar uma dessas brechas. Em outras palavras, por vezes, na igreja sobram lépidas pernas, para escorregar dos compromissos, e falta vigor para se por a caminho. Nós somos capazes de fazer belos diagnósticos, identificando os problemas da igreja. No entanto, nós nos esquecemos que, quando não nos empenhamos na solução dos proble-mas, nós somos os problemas. Veja como está você e se disponha a se pôr na brecha, para ser usado por Deus, para reparar a iniqüidade.


Por vezes, na igreja sobra cérebro, para discutir temas irrelevantes, e falta inteligência e criatividade, para encontrar soluções novas para um tempo novo que tem as carências de sempre. Veja como está você e empregue sua inteligência para discutir soluções criativas para os problemas da igreja no alcance do mundo.


Enfim, por vezes, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento, e faltam ações, ações de compreensão e entendimento. Veja como está você e se integre no exército dos que se empenharam em entender, compreender e amar.


Por isto e por outros fatores, há muita gente cansada de igreja, gente que logo ficará cansada de Deus, gente que logo se afastará de Deus, às vezes, irremediavelmente.


Há gente cansada por ter feito muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansou de sua própria acomodação.


Extraído e adptado por Israel Belo de Azevedo, pastor da igreja batista Itacuruçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário